7

Ligadura de trompas ou Laqueadura


Hoje vim falar com vocês sobre a Ligadura de Trompas ou Laqueadura uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Passei por este procedimento a 10 dias e vou contar um pouquinho para vocês como foi, e falar sobre algumas dúvidas que eu tinha e que certamente muitas mulheres também tem.

Preparação:

A preparação é feita como em qualquer outro procedimento cirúrgico, foram feitos os exames pré-operatórios e solicitado 10 horas de jejum. Como minha cirurgia foi as 17:00 hrs, jantei na noite do dia anterior e não comi mais nada.

Como é feito o Procedimento?

Tem três tipos de procedimentos que podem ser realizados, por laparoscopia, por laparotomia, ou por histerocopia :
1. Laqueadura por laparotomia
A laqueadura por laparotomia é feita abrindo-se a barriga. “É um corte na barriga, como se fosse um corte de cesariana”. Quando se diz respeito a vantagens e desvantagens, deve-se pensar quais são os meios mais ou menos invasivos. “A laparotomia é o mais invasiva ela tem maior risco de infecção e de dor no pós-operatório”.

2. Laqueadura por laparoscopia

É feita por videolaparoscopia. “São uns três furos na região do abdômen, por onde é realizado o procedimento”. A laparoscopia é menos invasiva (em relação à laparotomia), feita por vídeo e com recuperação mais rápida e menor risco de infecção.

3. Laqueadura por histeroscopia (sem corte)

É feita por via vaginal, sem nenhum corte, este método consiste na colocação de um dispositivo em formato de mola de apenas 4 cm, chamado Essure, dentro das tubas uterinas com um endoscópio bem fino (chamado histeroscópio) através do canal vaginal, o microimplante colocado em cada tuba provoca uma reação natural que faz com que esta se feche no período de três meses. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, a paciente continua a utilizar outra forma de contracepção. Após este período, é realizado exame de imagem da pelve, e confirmada a obstrução das tubas, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo.
Por não exigir nenhum corte, a técnica não necessita internação e pode ser realizada sem anestesia ou com leve, é um procedimento rápido, ambulatorial ou hospitalar e minimamente invasivo. A colocação dura até 10 minutos e a paciente muitas vezes pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso, afastamento ou licenças. Não contém medicamentos ou hormônios e tem eficácia de até 99,8%.
O método de contracepção é definitivo e irreversível. “Portanto, o casal ou a mulher que optem por este método precisam estar decididos a não ter mais filhos. 
Eu fiz o meu procedimento por Laparotomia, um corte igual o da cesárea, foi feita anestesia geral e eu fiquei no hospital por um dia, não tive nenhuma dor além do incomodo do corte.
Pós operatório:
 A recuperação é rápida e com repouso relativo nos primeiros dias. Os cuidados dependem da abordagem, mas o principal é a ferida cirúrgica. O médico orientará no retorno quando poderá voltar à vida sexual ativa e exercícios. No caso da "histerocopia", deve-se observar um intervalo de três meses para que ocorra a fibrose e oclusão das trompas. Neste período, deve-se usar um método anticoncepcional eficaz.
Hoje fazem 11 dias da minha cirurgia, fiz a retirada dos pontos e revisão na sexta-feira, o médico mandou ficar 30 dias sem fazer nenhum esforço físico e liberou o meu retorno ao trabalho já que não faço nenhum tipo de esforço.
Riscos:
As complicações são raras, mas como toda cirurgia tem sim seus riscos como infecção, sangramento, lesão de órgãos, também podem ocorrer riscos anestésicos como reação alérgica, recuperação demorada ou efeitos colaterais.
Laqueadura pelo SUS:
O SUS oferece a cirurgia gratuitamente, é preciso que a mulher tenha 25 anos ou mais e/ou dois filhos. Além disso, ela tem que manifestar sua vontade em realizar o procedimento em um documento escrito. Depois de assinar o documento, a mulher e o marido devem ir à uma reunião (obrigatória em todas as Unidades de Saúde do país) onde são expostos todos os métodos anticoncepcionais, indicações da cirurgia e outros temas ligados ao planejamento familiar. Esse é um momento oportuno para profissionais da saúde fazerem exposições sobre doenças sexualmente transmissíveis e alertar a usuária sobre outros métodos anticoncepcionais não definitivos, mas eficazes também.
Obs: Atualmente já existe a possibilidade de reversão, mas o procedimento não tem 100% de garantia que que a reversão tenha sucesso e que se possa engravidar.

Realizei o procedimento porque tinha crises terríveis de enxaqueca e não posso tomar nada que tenha hormônio, conversei com meu médico para que ele recomendasse o melhor método e ele recomendou a laqueadura ou DIU, depois da decisão tomada fui encaminhada para o planejamento familiar onde participei de reuniões, palestras e entrevistas com psicóloga e enfim a consulta médica que me encaminhou para os exames e depois para a cirurgia, fiz o procedimento pelo SUS onde fui muito bem atendida.

O que você acha do procedimento? Conte pra gente!
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Muito bom o post, super informativo, pois muito escutamos mais não sabemos como é feito.. Boa recuperação

    BJs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei.
    Não sabia a diferença, super importante informar a todas as mulheres.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  3. Bem legal essas informações..

    Boa recuperação!!

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde meu nome é ingrid e fazer há 5 dias fiz a laquadura laparotomia não sinto dor só um incômodo minha dúvida é em relação a relação sexual e alimentação. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Meu médico não me passou nenhuma recomendação em relação a alimentação, apenas procurei evitar alimentos que podem causar constipação, e quanto a relação ele recomendou 30 dias.
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker