4

Literatura infantil

 "O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida a fora."    
Bamberger


Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa... Em um estudo feito pelo Brasil escola fala sobre a importância de ouvir histórias e do contato de crianças desde cedo com livros, o que ajuda a desenvolver o hábito de ler.

  • Primeira infância (dos 15/17 meses aos 3 anos) Nessa fase as crianças começa a conhecer o mundo através do contato afetivo e do tato, também é a fase da aquisição da linguagem, é possível estimulá-la oferecendo brinquedos, álbum, chocalho musicais entre outros, propiciando a elas situações simples de leitura.
  • Segunda infância (a partir dos 2 e 3 anos) É o inicio da fase egocêntrica.Nessa fase a criança esta mais adaptada ao meio físico e tem mais interesse pela comunicação verbal. Se interessa por atividades lúdicas, o "brincar" com livros será importante e significativo para ela.                Nessa fase, os livros adequados devem apresentar predomínio absoluto de imagens. Não deve apresentar texto escrito, já que é através da nomeação das coisas que a criança estabelecerá relação entre a realidade e o mundo dos livros.

  • O leitor iniciante ( a partir dos 6/7 anos) Nessa fase a criança começa a ter o domínio da leitura já que as crianças menores tem dificuldade em manter a atenção por muito tempo, nessa fase a criança esta no inicio do processo de leitura e o papel do adulto como agente estimulador é fundamental. Nessa fase os livros devem ter uma linguagem simples e as imagens devem predominar sobre o texto.
  • O leitor em processo (a partir dos 8/9 anos) Nessa fase a criança já domina a leitura, o pensamento esta mais desenvolvido. Os livros devem ter imagens e texto escrito de forma simples com comunicação direta e objetiva.
  • O leitor fluente ( a partir dos 10/11 anos) Esta na fase de consolidação da leitura, já é capaz de compreender o mundo impresso nos livros. Há uma especie de retoma do egocentrismo infantil, o pré adolescente pode apresentar um certo desequilíbrio com o meio em que vive.
  • Leitor crítico ( a partir dos 12/13 anos) Nessa fase tem o total domínio da leitura e da linguagem escrita, sua capacidade de reflexão aumenta, já tem uma consciência crítica em relação ao mundo.
Desenvolver o interesse e o hábito da leitura deve ser um processo constante, que começa em casa, se aperfeiçoa na escola e segue pela vida toda. A criança que ouve histórias, e tem contato com livros terá um desenvolvimento favorável em seu vocabulário, bem como prontidão para a leitura...

  Artigo completo em:
 http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm

Acho muito importante esse contato das crianças com a leitura, não abro mão de contar uma história todas as noites para a Sofia, que também adora livros, com a Julia não era diferente sempre fiz questão de ler para ela, hoje livros são seu presente preferidos.





   


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Adoro literatura infantil! Aqui a gente lê de dia, de tarde e de noite! A Arianne tem uma prateleira cheinhas de gibis e livros! Adoooro!
    Bjs
    http://mundinho-de-arianne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também a gente lê, sempre é muito bom!
      Depois a Sofia conta a versão dela da história, rsrs.
      Bjs

      Excluir
  2. Ai que gostoso ler isso de uma mãe!
    A leitura é muito importante e trás inúmeros benefícios!
    Todas as mães poderiam pensar como vc né :D
    Falando nisso, lá no blog esta recheado de resenha de livros infantis, alguns para baixar em PDF.
    Fique a vontade para visitar e ler tudo para a Sofia :D
    Espero tua visita
    bjinhos
    Diário de Jardineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostoso, participar com eles de um momento tão gostoso como a leitura, e elas adoram.
      Obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker