8

Dormir na casa de amigo(a), e agora?


Ontem um amiguinho da Sofia dormiu aqui em casa e para eles é pura diversão, ter alguém para brincar, se divertir e compartilhar. Dormir na casa dos amigos é um programa que as crianças gostam de fazer. É neste momento que elas tem a chance de conhecer pessoas novas e conviver com costumes familiares diferentes, além de construírem uma relação ainda mais próxima com os amigos, ela estava super ansiosa a espera do amiguinho que mora aqui no condomínio... ela sempre via a Júlia trazer as amiguinhas ou dormir na casa das amiguinhas e já tinha pedido para que um amiguinho(a) dormisse aqui, é normal esse tipo de pedido e todas as mamãe devem se preparar para esse momento, mas muitas mães tem medo de deixar os filhos dormirem fora de casa apesar de ser uma experiencia que é importante para o desenvolvimento dos pequenos .
Não existe uma idade certa para a criança passar a noite longe dos pais, mas é preciso que ela já tenha algumas habilidades desenvolvidas, como fazer o xixi no banheiro e não ter medo de dormir sozinha   “Há crianças que, por volta dos 4 ou 5 anos, ficam bem na casa do amigo. Por outro lado, algumas com 9 anos, por exemplo, não conseguem”, crianças que dormem sozinhas desde pequenas tem mais facilidade para dormir fora e esse pedido pode vir mais cedo, no caso da Sofia ela tem 5 anos e o amigo Arthur tem 4. É importante que esse tipo de passeio aconteça na casa de alguém que você conheça e que a criança esteja acostumada, mesmo assim ainda pode no meio da noite na hora de ir dormir acontecer de a criança querer ir embora e nessa hora é importante que nessa hora os pais entendam a criança, não dê bronca nem compare com o irmão para que eles tenham a segurança de tentar outra vez, lembre-se "cada criança tem seu tempo".

Vantagens:

  • Os pequenos voltam da casa dos amigos muito mais animados e cheios de energia.
  • A convivência com hábitos e costumes de outra família pode ser um grande aprendizado.
  • As crianças acabam se virando um pouco mais na ausência dos pais e colocando em prática o que aprenderam sobre educação, higiene e responsabilidade.
  • A alimentação diferenciada encontrada em outras casas pode trazer novos alimentos saudáveis ao cardápio dos pequenos.
  • O lazer durante a infância é essencial na vida de qualquer pessoa.
  • Os papais e mamães ganham um tempinho a sós para que eles descansem ou façam qualquer outro programa que desejarem.

Dica:
  • É preciso conhecer os pais da criança e os hábitos da família que cuidará do seu filho;
  • Nas primeiras vezes é bom que o amigo(a) não more longe caso você tenha que busca-lo;
  • Converse com os responsáveis que irão cuidar do seu filho sobre hábitos de seu filho ( seu filho dorme com a luz acesa);
  • Mande algo com que seu filho se identifique (um objeto de proteção: brinquedo, travesseiro, pelúcia).
Obs: Se você for receber um amiguinho(a) planeje atividades para as crianças, converse com os pais sobre hábitos e costumes das crianças, perto da hora de dormir faça atividades que ajudem a relaxar (leia um livro, coloque um filme...), se a criança não conseguir dormir converse com ela, pergunte o que está acontecendo e se for preciso ligue para os pais, não esqueça de pegar os contatos dos pais.

Aqui a Júlia dorme algumas vezes na casa de amigas, como ela já é adolescente tenho alguns cuidados maiores na hore de deixar, as preocupações são diferentes acho que um pouco maiores de quando ela ara mais nova... conheço bem os pais das amigas e mantenho contato frequente com eles. A Sofia por enquanto ainda não dormiu na casa de nenhum amiguinho(a) mas sei que em breve virá o pedido.

E você já deixou seu filho(a) dormir fora? Qual foi seu sentimento? 
Conte para a gente aqui nos comentários!


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Ainda não chegou a nossa vez, mas ainda não estou preparada para isso rsrs.
    Ele não dorme nem na casa dos avós, ou tias não fica longe por enquanto.
    Adorei o post. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez é bem difícil, e nunca vai ser tranquilo... a Júlia dorme fora desde os 5 anos e eu ainda fico preocupada quando ela dorme fora, ligo para ela o tempo todo...
      Bjs

      Excluir
  2. Aqui eu é que não estou preparada para isso rsrs filhote já pediu, mas ainda não deixei rara
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui ainda deve demorar. A Mari já teve um convite de uma amiguinha, cuja mãe gosto muito, mas acho que ainda é cedo, ela não completou 5 anos ainda. Mas já dormiu na avó, e já participou de um encontro da igreja, somente de meninas, com mais 20 menininhas onde elas dormiram juntas (e juntas com uma equipe de mulheres para cuidar) e voltaram maravilhadas. Mas sei que esse dia chega, e tenho que me preparar rsrs!
    Um beijo
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já deixo a Bia dormir na casa de algumas amigas e sempre tem amiguinha dormindo aqui também!!Gosto de conhecer os pais, conhecer a casa e fico mantendo contato o tempo todo!!
    Temos que ir liberando aos poucos né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que ainda não parei para pensar nessa possibilidade mas sei o
    quanto isso é importante.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho que é saudável para a criança, não é bom para saúde da mãe que fica nervosa em casa.
    A gente até deixa ir mas não fica sossegada.
    Sempre achei muito difícil deixar minhas filhas dormirem fora de casa.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha, vou ser sincera, aindaaaa bem que não chegamos a essa fase rsrs...
    por melhor que seja para eles, é sempre dificil para os pais!!
    Mas quando chegar a hora, vou seguir todas essas dicas e mais algumas!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...