2

Vamos prestar mais atenção nos nossos filhos!


Nos últimos meses muito tem se falado no jogo da baleia azul e nas séries e filmes como  13 Reasons Why ou Nerve, como mãe de adolescente li muito sobre o assunto, assisti a série e ao filme e claro, conversei muito com a Júlia sobre o assunto, sei que já fazia algum tempo que não vinha conversar com vocês mas em função do que tem acontecido tirei um tempinho hoje para vir aqui hoje, ha algumas semanas fui passar o final de semana com minha mãe e irmãos que moram em uma cidade vizinha e fui recebida com a triste noticia de um adolescente de 16 anos que teria invadido uma escola na noite anterior e pela manhã foi encontrado morto na quadra de esportes, aquela noticia me deixou muito triste, tenho um irmão de 16 anos, uma filha que vai fazer 15 daqui alguns meses isso me fez pensar muito e querer saber o que pode levar uma pessoa tão jovem que tem uma vida toda pela frente a desistir da vida, me peguei algumas vezes pensando em como era quando eu tinha essa idade e quais problemas enfrentava, isso me fez perceber que temos que prestar ainda mais atenção nos nossos filhos, temos que saber o que falam, com quem falam, saber o que fazem quando estão sozinhos ou conectados as redes sociais.
Li algumas coisas que me deixaram chateada, penso que esse assunto não é motivo de piada como tenho visto, não é porque são jovens que os problemas deles não são reais ou não tem o mesmo peso que os nossos, as pessoas são diferentes e reagem de maneira diferente as coisas, os problemas que os nossos filhos enfrentam são reais, algumas pessoas não reagem bem ao bullying, outros não enfrentam bem uma decepção amorosa, alguns tem dificuldade em se adaptar a mudanças e cabe a nós como pais perceber isso e ajudar eles da melhor maneira possível. Será que foi preciso um jogo tão brutal virar noticia para se falar sobre algo que já vem acontecendo a anos, quantos jovens hoje começam a fazer uso de drogas ou acabam fazendo coisas erradas, quantos já cometeram suicídio, muitos fazem como um grito de socorro, a rebeldia muitas vezes é um pedido de ajuda e muitas vezes é mais fácil para nós dar uma bronca, colocar de castigo, tirar internet, telefone sem ao menos sentar e ouvir o que eles tem a dizer, sem saber o que realmente esta acontecendo com eles.
Uma pesquisa realizada com 526 jovens de 15 a 19 anos de Porto Alegre mostrou que 36% deles apresentaram o que se chama de ideação (pensamento) suicida. Destes, 36% tiveram sintomas de depressão e 28,6%, de desesperança. A baixa autoestima, os conflitos familiares, o fracasso escolar, as perdas afetivas são sintomas que, associados às condições de estresse emocional, podem colocar os jovens em grupo de risco para o suicídio, explicam estudosE aqueles com menos amigos, mais isolados, também apresentam mais risco.  
Pais vamos prestar atenção aos sinais que nossos filhos estão nos enviando, vamos ficar atentos aos pedidos de socorro antes que seja muito tarde!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Os filhos necessitam de carinho e de nossa presença ativa ao lado deles...Devem se sentir amados e que podem conosco contar! bjs, bom te ler! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, devemos sempre estar presentes mostrando que podem contar sempre conosco!
      Obrigada Chica!
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...