5

Alergia a proteína do leite de vaca (APLV)


Hoje no escritório conversando com minha colega Cláudia Santos sobre as crianças (ela tem um lindo garotinho de 3 anos) ela comentou sobre uma reportagem que ela tinha visto do Fantástico no domingo sobre alergia a proteína do leite de vaca (APLV), muitas pessoas nem sabem do que se trata e algumas confundem com a intolerância a lactosa mas apesar de as duas serem causadas ao se consumir  leite são doenças diferentes.

A alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é uma alergia causada pela proteína presente no leite e seus derivados, isso acontece porque quando o bebê nasce seu intestino ainda não está pronto para processar essa proteína e pode então iniciar um processo de inflamação do aparelho digestivo. A APLV atinge cerca de 5% dos bebês e crianças de até 3 anos.
A intolerância a lactose ocorre quando a pessoa não produz a enzima lactase ou não produzem o suficiente para digerir a lactose (açúcar presente no leite) a intolerância a lactose pode se desenvolver em qualquer fase da vida.


Põe no rótulo foi criado por familiares de alérgicos com o mesmo objetivo, abrir os olhos da população não alérgica sobre a importância da rotulação correta dos produtos já que a rotulagem não é padronizada no Brasil os produtores colocam no rótulo de qualquer jeito muitas vezes em inglês. Muitos produtos contém leite ou traços do leite e normalmente vem nos rótulos como: LACTOALBUMINA, CASEÍNA, CASEINATO seria muito mais fácil para as mães identificar se estivesse simplesmente CONTÉM LEITE
Mas não são somente os alimentos que contém a proteína que causa a alergia não, outros produtos como: giz escolar, balão de festa, lenços umedecidos, sabonetes, shamppo entre outros, até mesmo algumas medicações... No Brasil cerca de 350 mil crianças tem (APLV) e dessas cerca de 70 mil já tiveram ou terão reações anafiláticas graves e precisam usar adrenalina pois correm risco de morte, mas a caneta de adrenalina não é regulamentada no Brasil e precisa ser importada o que é outro desafio para os pais.
Espero que tenham gostado !
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Nossa deve ser muito ruim nao poder beber leite,adoro leite.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, até porque não é somente o leite em si mas tudo que leva leite...
      Bjs

      Excluir
  2. Acho super importante termos essas informações e conhecermos as diferenças!!

    Beijos

    Ludmyla – A Espera do Meu Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma doença grave e pouco conhecida por isso a informação é muito importante!
      Bjs

      Excluir
  3. acho muito importante
    ter tudo no rotulo
    para evita um uso acidental
    pois é uma doença que pouco conhecem
    e bem grave

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker