7

Como deixar seu bebê longe de gripe e resfriados no inverno

Oi meninas, recebi hoje um artigo que foi assunto no Hospital Universitário da USP, feita pela otorrinolaringologista  Dra. Maura Neves sobre higienização nasal diária, achei o tema muito interessante e decidi compartilhar com vocês.


Estudos comprovam que a higienização nasal reduz em até 40% os dias de resfriados 

A higienização nasal em crianças com idades entre zero e quatro anos é fundamental para evitar infecções respiratórias e crises de alergia. A atenção deve ser redobrada nos primeiros dois meses de vida, quando o bebê ainda respira exclusivamente pelo nariz. No inverno, com o clima mais seco e aumento dos agentes poluentes, os pais devem estar ainda mais atentos à saúde respiratória dos filhos, principalmente no que se refere à higienização e hidratação nasal.

O uso de soluções para a higienização nasal é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança. “A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, afirma a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP.

 Essa preocupação deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos. A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”.

 Higienização nasal infantil

  • Com a obstrução das narinas, a passagem do ar torna-se ruidosa e prejudica a respiração, amamentação e o sono;
  • Para os recém-nascidos e os bebês de até dois meses, o recomendável é fazer a higiene do nariz antes de cada mamada;
  • O cloreto de sódio 0,9% é a solução mais indicada para crianças, pois não causa ardência, queimação e irritação;
  • O mais indicado é que os pais optem por soluções livres de conservantes.
  • A higienização nasal não tem contra indicações e pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia.


O Salsep® 360 é indicado para cuidar da higienização nasal e  prevenir infecções respiratórias em crianças de zero a quatro anos principalmente durante o inverno. Livre de conservantes, Salsep® 360 possui tecnologia precursora composta por uma bolsa a vácuo, que permite a aplicação do produto em qualquer posição. Além disso, conta com um bico anatômico que se adéqua ao tamanho da narina de lactentes e de recém-nascidos e um limitador de borrifada de 0,05 ml, quantidade ideal para higienizar a mucosa nasal de crianças. 

Por isso, a médica recomenda a limpeza do nariz diariamente principalmente quando o clima está mais seco. Segundo ela, a quantidade de dose diária ou de borrifadas da solução nasal varia de acordo com a necessidade de cada um. “Se a pessoa sente muito ressecamento e há formação de crostas, a limpeza e a umidificação deve ser feita sempre que o desconforto surgir. Pode até ser mais de uma vez ao dia”, orienta.

Minimizando os sintomas

Mudanças bruscas de temperatura facilitam a transmissão de gripes e resfriados. Isso ocorre pois o sistema de defesa respiratório tem que aquecer e filtrar um ar mais frio até que atinja a temperatura do nosso corpo. Por isso, Dra. Maura ensina algumas formas de prevenção. “Se considerarmos que o meio de transmissão envolve contato de com secreções de pessoas doentes, o simples ato de lavar as mãos é um ótimo meio de prevenção. O uso do álcool gel também ajuda a prevenir essa transmissão, mas ressalto que seu uso age de maneira complementar após a lavagem tradicional com água e sabão e não de maneira a substituí-la”.
Segundo a especialista, uma outra medida simples, porém muito eficaz e com comprovação científica, é realizar higienização, hidratação e lavagem nasal. “A lavagem nasal com solução fisiológica auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos dentro do nariz. Além disso, auxilia na respiração e ajuda na remoção de secreções que são produzidas no nariz. Com o nariz funcionando bem o sistema de defesa respiratório fica otimizado.

No caso de uma infecção se instalar, essas lavagens devem ser intensificadas, pois também já temos estudos científicos comprovando que a limpeza nasal reduz os sintomas e o tempo de duração da doença”.


Sobre a Libbs Farmacêutica
Contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena. É com este propósito que, há 57 anos, nós da Libbs, indústria farmacêutica brasileira e de capital privado, produzimos medicamentos que oferecem mais do que suas funcionalidades, dando atenção a todos os aspectos que agregam valor ao que desenvolvemos.  O método científico conduz os nossos produtos, disponibilizando mais de 70 tipos dentro das especialidades de oncologia, ginecologia, sistema nervoso central, dermatologia, cardiovascular, respiratória, transplantes e outras. Acreditamos que a coesão dos nossos negócios depende do compartilhamento de valores entre os mais de 2.400 colaboradores diretos que atuam em um parque fabril de 48.508 mil m², em Embu das Artes, em uma unidade administrativa, na cidade de São Paulo, e por meio da nossa força de vendas que está presente em 1.175 cidades do Brasil. Todos na Libbs são agentes de inovação. Em 2013, por exemplo, anunciamos a entrada no segmento de biotecnologia com a construção de uma nova unidade fabril, com previsão de inauguração em 2016, onde produziremos seis produtos destinados ao tratamento de câncer e doenças autoimunes. Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, nós também realizamos um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. Na busca diária pela excelência em tudo que fazemos, a nossa aspiração é ser a empresa farmacêutica brasileira mais admirada no mundo.
A Júlia usava o produto continuamente quando era mais nova, ela tinha as adenoides aumentadas e ele ajudava muito ela a respirar melhor.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Esse tempo de chuva, frio, inverno, deixa as crianças mais resfriadas, né...
    Eu comprei O Salsep® 360 para experimentar, e ajuda bastante...
    Adorei.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. O Salsep é ótimo e usamos até pouco tempo, mas a pediatra da Lara mudou agora que ela tem quase três anos porque disse que ele é fraco para a idade e com isso perde a eficiência. Então ela receitou o NasoClean e recomendou o uso diário justamente para lavar e higienizar bem o nariz e evitar os temidos resfriados!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante fazer a higienização, prevenir é sempre a melhor opção!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu uso na minha bebê o salsep e estou adorando, ele é muito fácil de aplicar. Aprovado e indico sempre paras as minhas amigas.

    Beijos
    conteudomae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu uso e gosto muito
    a pediatra me indicou
    não deixo mais, ótimas dicas

    linda noite

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker