7

Livro "Diário de Bordo do Parto"

image008.jpg@01D087DAimage010.jpg@01D087DA






















Oi meninas, hoje tenho o prazer de compartilhar com vocês o livro da  pediatra e orientadora familiar Dra. Luciana Herrero, "Diário de Bordo do Parto."
 Trata-se de um guia prático e ilustrado para o planejamento e a escolha de um parto consciente e feliz.
Alguns temas tratados no livro:

- amamentação na hora sagrada (dentro da sala de parto ainda);
- tipos de parto e como escolher o melhor caminho;
- prós e contras de todos os tipos de parto, sem tentar induzir a mulher a nenhum modo específico;
- como escolher o obstetra;
- a importância da participação paterna, com dicas práticas para o pai em todos os tipos de parto (normal e cesárea)
- como incluir a família no parto e lidar com os desafios familiares em relação ao parto

Parto consciente e mais feliz  é tema do novo livro da pediatra Luciana Herrero

O Diário de Bordo do Parto esclarece mitos e medos mais comuns e que passam de geração a geração ajudando na escolha racional para um parto consciente. Guia prático baseado em ferramentas e estudos científicos modernos

part8.01040707.00080607@chrisfloresToda gestante e seus familiares ficam ansiosos para conhecer o bebê, não é? Mas, como escolher a melhor forma de trazê-lo ao mundo? Para ajudar nesse processo com segurança e muita tranquilidade, a pediatra e educadora perinatal Luciana Herrero lança este mês o livro O Diário de Bordo do Parto. Trata-se de um guia prático e ilustrado para o planejamento e a escolha de um parto consciente e feliz. Resultado de anos de estudo, mais de 20 anos de experiência no atendimento de mães e famílias grávidas; além de entrevistas com diferentes profissionais que lidam diariamente com parto (obstetra, obstetriz, enfermeira obstétrica, doula, psicólogos, entre outros), referências em suas áreas de atuação. E relatos dos mais diversos tipos de parto, de celebridades e famílias comuns, que experimentaram a emoção de receber um filho.

Segundo livro da série Diário de Bordo, ele é verdadeiro mapa ilustrado com quase 400 páginas coloridas repletas de dicas, caminhos e atalhos para que a gestante e sua família alcancem seus desejos, sem tantas turbulências, uma vez que esse assunto ainda é cercado de muitos mitos, crenças e medos. O novo título explica quais são as práticas confiáveis baseadas em evidências científicas e descarta, com informações claras, os mitos e “achismos” que podem confundir ou iludir as gestantes. “Cada mulher tem o direito de saber a verdade sobre os riscos do parto que escolheu, seja ele qual for. Não defendo este ou aquele jeito de parir. Minha tarefa é procurar esclarecer, informar, levantar questões e ajudar as mães a lutarem pelo que é melhor para elas e para seus bebês”, diz Luciana Herrero.

Planejamento administrativo para o parto
part9.00010803.06000403@chrisfloresApesar da proposta parecer exótica, esse é um grande diferencial de O Diário de Bordo do Parto: uso da técnica de administração, muito utilizada nas empresas, o PDCA, para auxiliar famílias a traçar um caminho para seu sucesso pessoal. Hoje, sem um bom plano e uma boa estratégia, as pessoas não conseguem nem dar conta da própria agenda. Imagine, então, dar à luz em meio à maior discussão que já houve no Brasil sobre o jeito certo de nascer.

O governo federal procura incentivar médicos e hospitais a fazerem mais partos normais, mas muitos obstetras tradicionais defendem a cesárea, e tem ainda a “novidade” das mulheres desejarem parir em casa. Ouvir todos os lados, ponderar todos os alertas, administrar os riscos, driblar todos os diferentes palpites não é nada fácil, sem dúvida é uma das maiores preocupações das famílias grávidas.

Por isso, a ideia do planejamento estratégico, de construir um caminho, para atingir um objetivo com final feliz é, sim, apropriada e eficaz. “Essa ferramenta, usada no desenvolvimento de processos de qualidade, vai ajudar a mulher a ter um raciocínio mais claro e objetivo sobre as suas opções e os caminhos que pode traçar para si mesma”, explica a autora. A técnica começa com o conhecimento dos tipos de parto e de assistência obstétrica. Depois, passa pela decisão de quais profissionais estarão ao lado da família nesse momento tão esperado (obstetra, enfermeira, obstetriz, doula etc).

PDCA também orienta que é preciso se preparar física e emocionalmente para o grande dia. Por isso, o guia traz dicas sobre cuidados essenciais que devem ser realizados durante a gestação, parto e pós-parto; indica, por exemplo, uma consulta com o pediatra durante a gestação, a realização do plano de parto e ensina, inclusive, como se preparar para um possível plano B, reduzindo frustações desnecessárias, já que o parto é sempre uma grande caixinha de surpresa.
Embasamento científico e histórias reais
arte livroO Diário de Bordo do Parto traz ainda, com linguagem simples e didática, entrevistas com diversos tipos de profissionais envolvidos no universo do parto. Eles explicam e desvendam todas as faces da polêmica que mobiliza mulheres, médicos e governantes: cesárea x parto normal. Obstetras, ginecologistas, enfermeiras, psicólogas, anestesistas, parteiras, doulas, terapeutas holísticas, coordenadores de ONGs e estudiosos do assunto falam sobre tudo o que uma família grávida precisa saber. “Acredito que a informação é melhor ferramenta para a gestante envolver o parceiro e a família na dose certa no que se refere ao parto”, comenta a autora.

O livro também compartilha a experiência de dezenas de gestantes. Cada uma com seu tipo de parto e suas conclusões sobre o nascimento de um filho. E como na hora “h” todos são iguais, celebridades também abrem o coração em depoimentos inéditos e exclusivos. A cantora Wanessa Camargo, por exemplo, conta o que sentiu depois do parto normal. Zezé di Camargo, pai dela e também cantor, fala sobre o ponto de vista de um avô que acompanhou os dois partos da filha. Já o ator Márcio Garcia, conta como se tornou um defensor do parto natural, depois de assistir ao nascimento de seus quatro filhos. E a jornalista Carol Castelo Branco desabafa sobre tudo o que precisou fazer para não perder a filha Sophia. Histórias reais, emocionantes e esclarecedoras que podem ajudar muitas mães e muitas famílias grávidas.

Serviço:
O Diário de Bordo do Parto
Autora: Luciana Herrero
Número de páginas: 392
Preço: R$ 88,50
Lançamento: junho/julho 2015
Onde encontrar:
o   grandes livrarias e seus sites (Saraiva, Cultura, Travessa, Fnac, Livraria da Vila)
o   sites amazon.com e  aninhare.com.br

Sobre a autora
Luciana Herrero é médica pediatra, educadora perigestacional, consultora internacional de Amamentação pelo IBLCE/EUA (International Board of Lactation Consultant Examiners), expert em comportamento do bebê pelo Human Lactation Center/EUA e gestora do Instituto Aninhare.

Desde o final da residência percorreu um caminho diferente do traçado pelos médicos tradicionais. Longe dos consultórios, fez trabalhos voluntários em comunidades carentes e nas casas de pau a pique da zona rural de Minas Gerais. Escolheu focar a prevenção, ao contrário de tratar as doenças. Treinou agentes de saúde da Pastoral da Criança e coordenou um programa de educação de gestantes nos postos de saúde da cidade de Uberlândia, premiado pelo Ministério da Saúde. Para garantir o bem-estar do bebê que está na barriga da gestante, cuida também da mulher e da família grávida. É apaixonada pela saúde, pela amamentação e pelo cuidado perigestacional (período de gestação e pós-parto). Em seu currículo, tem capacitações na área perinatal e primeira infância, muitas delas internacionais.
Muita coisa legal no livro, vale a pena ler!
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Gostei muito da dica do livro
    muitas informações e uma história
    emocionante

    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bacana é bom saber que existe um livro falando de parto, essa é sempre a hora em que ficamos mais ansiosas e algumas mães mais inseguras.

    Ainda mais escrito por uma pediatra, legal adorei conhecer um pouco desse liro aqui...
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Verônica, é uma fase de muitas duvidas, é bom ter um guia escrito por alguém que entende do assunto pra nos ajudar!
      Bjs

      Excluir
  3. Já li a sinopse e estou esperando o meu chegar. Livro obrigatório principalmente para as gravidinhas como eu =)

    bjs
    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, super recomendo esse livro, ja encomendei um pra presentear minha cunhada que esta gravida!
      Bjs

      Excluir
  4. Parece ser excelente esse livro, quero poder ler!! Esse livro com certeza ajuda a nós mulheres e mamães.

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker