18

Filme para assistir com os pequenos

Lendo algumas coisas sobre educação, eu li aqui algumas dicas de filmes para assistir com os pequenos, alguns deles eu e as meninas já olhamos diversas vezes e como não tem nada melhor do que assistir um bom filme ao lado de quem a gente ama, hoje vim trazer para vocês alguns dos nossos filmes preferidos para assistirmos juntas e reforçar ainda mais o nosso vinculo.

 1- Shrek (EUA, 2001), de Andrew Adamson e Vicky Jenson

Grande sucesso do estúdio DreamWorks, a saga Shrek - ainda há o Shrek 2 (2004) e o Shrek Para Sempre (2010), mas o primeiro é meu preferido - diverte igualmente crianças e adultos, por isso é uma ótima pedida para uma sessão em família. Parodiando contos de fada tradicionais, desconstrói a ideia da princesa passiva salva por um lindo príncipe: aqui, o amor nasce entre uma princesa um tanto quanto diferente, a Fiona, e um ogro nada principesco. Ajudados por amigos divertidíssimos, como o burrinho, eles encontrarão seu final feliz.

Mensagem: Ao "humanizar" as personagens dos contos tradicionais, Shrek mostra que é possível ser feliz na imperfeição: ninguém precisa ser príncipe ou princesa para encontrar o amor e a amizade. O velho clichê da beleza interior é trabalhado de forma engraçada e nada didática. Além disso, incentiva um olhar crítico a respeito da fórmula "encontraram-se, apaixonaram-se e foram felizes para sempre".



2- Up - Altas Aventuras (EUA, 2009), de Pete Docter e Bob Peterson

Amada por pequenos e grandinhos, essa linda animação da Pixar toca em um assunto considerado proibitivo para crianças - o luto - de maneira sensível e muito sutil. Após perder a sua mulher, o septuagenário Carl decide colocar em prática um sonho que havia prometido a ela: conhecer o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Muntz, um jovem explorador com a carreira abalada, o pássaro Kevin e o cão Dug viverão essa aventura com ele. "A presença dos pais, no caso desse filme, é garantia de que a criança se sentirá acolhida nas cenas mais tocantes", acredita a psicóloga Luísa Gonçalves. 

Mensagem: Ao perder alguém, é natural ficarmos tristes, mas a dor passa e o que fica é a saudade. Além disso, nunca é tarde para realizar um sonho e, com a ajuda de amigos, essa realização fica melhor ainda.


3- Trilogia Toy Story (EUA, 1995-2010), diversos diretores

Essa é de aquecer o coração. Os brinquedos de Andy têm de enfrentar os ciúmes dos novos integrantes da turma (no primeiro filme), salvar o cowboy e líder da trupe, o Woody (segundo), e se acostumar à ideia de uma nova vida (terceiro). Um raro caso de trilogia em que as três partes são igualmente ótimas, Toy Story aborda de maneira divertida assuntos sérios, como perda, mudança, maus tratos, entre outros. 

Mensagem: A união faz a força! Ou, talvez: um por todos e todos por um! Com seus laços de amizade consolidados, os brinquedos sempre descobrem maneiras de se ajudar e de superar, juntos, situações difíceis. 


4- Saga Harry Potter (Inglaterra/EUA, 2001-2011), diversos diretores

Há quem tenha crescido junto com Harry Potter e seus amigos: do início do Ensino Fundamental II, quando Harry chega à fantástica escola de bruxos Hogwarts, à sua formatura e luta final contra o mal. Adaptações dos livros de J.K. Rowling, os filmes de alta qualidade técnica, repletos de aventura, são um prato cheio para as crianças maiorzinhas, a partir de cerca de 8 anos de idade. Os pais também não têm do que reclamar - aliás, é capaz de ficarem mais viciados que os filhos! confesso que eu adoro, está entre os preferidos aqui de casa, já fizemos até maratona para assistir todos em um dia, as meninas não cansam de assistir.

Mensagem: "A lealdade e a importância de trabalhar em grupo são dois elementos fortes da saga Harry Potter", observa a psicóloga Luísa Gonçalves sobre duas das muitas habilidades não-cognitivas demonstradas pelo bruxinho e seus amigos na luta contra os fantasmas de sua adolescência - externos e internos. "Até mesmo a consciência política pode ser incentivada por meio dos livros ou dos filmes", enfatiza. 


5- Valente (EUA, 2012), de Mark Andrews e Brenda Chapman

Nas Terras Altas da Escócia, a princesa Merida desafia as tradições ancestrais de seu povo com sua grande habilidade como arqueira e recusa em se casar. Suas atitudes, porém, acabam resultando em uma maldição que coloca em risco a vida de sua mãe. Com muita coragem e determinação, ela reverte esse quadro. 

Mensagem: Do cabelo rebelde de Merida, bem diferente dos penteados perfeitos de outras princesas, ao final feliz entre mãe e filha (nada de príncipes salvadores por aqui), Valente foge de clichês e atualiza a figura da personagem feminina de contos de fada, mostrando-a como uma personalidade forte e capaz de se superar. "Mostra a coragem que se deve ter para quebrar uma tradição", sintetiza a psicóloga Luísa Gonçalves. 

6- Meu Malvado Favorito 1 e 2 (EUA, 2010-2013), de Pierre Coffin e Chris Renaud

O queridinho da Sofia Gru, um vilão em decadência, tem a ideia de adotar três garotinhas - a mais nova, Agnes, é uma das personagens mais fofas da história do cinema! - para que o ajudem em um plano malvado. A convivência com elas, porém, o transforma em uma boa pessoa e, assim, ele muda de lado e passa a ser o herói da história. Tudo isso com a ajuda (ou as trapalhadas) dos seus Minions, as criaturinhas amarelas que tanto fazem sucesso entre as crianças. 

Mensagem: Assim como Gru, todo mundo tem um lado bom, que pode ou não ser despertado pelo amor e pela amizade. Além disso, amamos aqueles com quem convivemos e que nos fazem bem - não é necessário ter laço sanguíneo, e nem ser da mesma espécie (de que espécie são os Minions?!).


Malévola (EUA, 2014), de Robert Stromberg

A história da bruxa Malévola, aquela que jogou o feitiço sobre a princesa Aurora em A Bela Adormecida, clássico da Disney de 1959. Protagonizado pela estrela Angelina Jolie e por efeitos especiais de última geração, o filme tem batalhas, momentos mágicos e uma heroína ambígua, ora carrasco, ora vítima. 

Mensagem: Se uma pessoa age mal, é bem possível que ela tenha um motivo para isso - mesmo que seja algo ocorrido há muito tempo. "Malévola conta o outro lado da história, o que, por si só, é uma mensagem interessante para as crianças", diz a psicóloga Luísa Gonçalves.


Esses são apenas alguns dos nossos preferidos mas ainda tem muitos outros que assistimos aqui como; Operação Big Hero, Cinderela, Monstros S.A, A Princesa e o Sapo entre outros...
E ai, quais são seus filmes preferidos? O que gostam de assistir com os pequenos?
Contem para nós aqui nos comentários! 
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Olá queridas!
    Amei o post com dicas dos filmes e o que podemos aprender e ensinar as nossas crianças, vou tomar nota de alguns que por aqui ainda não assistimos... adorei!
    bjs
    http://prosademae.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como anda chovendo muito por aqui a nossa distração é assistir filmes, rs
      Bjs

      Excluir
  2. Sou apaixonada por desenhos!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o UP e.Valente . Amei sua seleção de filmes. Dessa lista já assistimos todos. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sou uma Potterhead apaixonadaaaaaaaaaaaaa, e adoro a história de Up e meu malvado favorito! :)

    Com certeza harry potter vai pra lista de filmes que vou fazer a Jú se apaixonar rsrs

    www.mamaeconectada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui as meninas já são apaixonadas... está no topo da lista dos mais assistidos por aqui!
      Bjs

      Excluir
  5. Que dicas maravilhosas
    nós já assistimos esses
    e amamos
    são ótimos
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom né... para listar todos os que amamos não dá, ia ficar muito longo.
      Bjs

      Excluir
  6. Só dicas boas, eu ainda não vi dois desses mas já salvei os nomes para ver com a pequena!!
    Amamos animações!

    ResponderExcluir
  7. Eu amônio esses filmes que você citou, menos o Toy Story rs. Ainda não assisti nenhum com o pequeno, ele ainda não fica pra prestar a atenção, ele gosta mesmo é de Bob Esponja rsrs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro todos... aqui olhamos diversos filmes pincipalmente nesses dias de chuva.
      Bjs

      Excluir
  8. falta o ap altas aventuras e malevola pra completar nossa lista, de resto já assistimos todos. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... a Sofia ama UP, e Malévola não tem nem comentários... coloquei os que elas mais assistem por aqui.
      Bjs

      Excluir
  9. Quantas opções legais.. Bernardo ainda não fica quietinho pra assistir mais confesso que não vejo a hora de poder sentar com ele pra assistir.

    Beijos,bom final de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom assistir um filme agarradinho com eles... simplesmente AMO!
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker