14

7 Dicas para Melhorar a Criatividade

Percebeu que sua vida entrou na rotina? O trabalho e obrigações de sua vida particular pegam 
todo o seu tempo e você não obtém mais criatividade?
Isso é um fato para várias pessoas, a rotina faz acabar a criatividade.
Quando somos mais criativos a vida recebe mais energia, alegria e beleza. Sentimo-nos 
entusiasmado, empolgado e energizado. A boa notícia e que todos possuem criatividade 
dentro de nós. 

Veja as dicas a seguir para obter uma melhora e aflorar sua criatividade.

Observar

É lindo o olhar fixo de uma criança observando o mundo, não deixe isso morrer em você. Deixe seus olhos bem abertos para o mundo ao seu redor. Preste atenção, busque por detalhes e repare o que há de novo e de diferente no meio onde vive, ao invés de pensar que esta tudo igual.Criatividade surge da curiosidade, nunca mate a curiosidade de uma criança reprimindo suas perguntas, sempre dê uma explicação e nunca invente uma explicação, apenas diga não sei. Veja o mundo nos detalhes, então busque por formatos diferentes nas nuvens, observe os animais, plantas e pessoas. Escreva o que chamar sua atenção, depois compare. Repare as pessoas enquanto caminha, no ônibus, no trabalho ou na escola. 
Empatia: olhar pelos olhos de outra pessoa. O que você pensa que cada uma delas faz de criativo em suas vidas, o que o milionário com seu carro importado parado no sinal faz de criativo em sua vida profissional e pessoal, o que o mendigo faz de criativo em seu dia-a-dia nas ruas de um jeito que consegue ter forças para sobreviver.

Pensar como Criança

Crianças são bastante criativas. Elas inventam sons e músicas, contam histórias e criam personagens imaginários. São abertas, divertidas e curiosas. Pessoas criativas sabem como se divertir e dão risadas das coisas da vida e até delas mesmas. Não levam tudo à sério, sabem levar a vida como um jogo engraçado. Exala amor, diversão e vivem a vida com prazer. 




Escutar os Sons

Use seus ouvidos, assim como usa seus olhos. Escute os vários tipos de sons ao seu redor e preste atenção em conversas, sons das ruas e som do silêncio.
Às vezes a criatividade vem do ruído que tem dentro de você. Preste atenção em ideias que podem aparecer em sua cabeça quando estiver no momento de silêncio. Deixe os ouvidos sempre atentos.




Perguntar

A maior parte das perguntas idiotas fornecem respostas inteligentes. Pessoas criativas fazem bastante perguntas, querem saber de tudo: Por que é assim?  Como funciona?
E se fizer isso? O que acontece? 
Qual a importância disso? Posso fazer assim?
Grandes perguntas provocam grandes soluções. Pergunte, seja a uma pessoa simples ou a um especialista. Pergunte-se, ponha sua criatividade para trabalhar.



Ideia Genial

Pensar em grupo para discutir o assunto podem formar ideias que você levaria anos ou nunca conseguiria sozinho. Deixe suas ideias percorrerem soltas em sua cabeça, não critique. Foque no processo e não no resultado, desse modo suas ideias vão fluir. Se tiver uma ideia genial sozinho, faça anotações, crie mapas imaginários, pegue o máximo de interesse de você mesmo. Argumente e discuta suas ideias.



Mudar

Busque alguma coisa em sua vida para mudar diariamente. Saia da rotina, mude o jeito como faz alguma coisa, escute outra estação de rádio, use outra rota alternativa para chegar ao trabalho. Pequenas ações podem fazer seu dia ser mais criativo, note como outras pessoas fazem as coisas, experimente outros meios e métodos.


Resolver Problemas

Uma mente criativa ama problemas. Essa é a hora em que a mente criativa age completamente para achar uma solução. Não criar limites para suas ideias, busque ideias do passado. Viva, experimente e improvise, explore e invente. Encare as dificuldades, aprenda com os erros, continue tentando e nunca desanime.


Vamos colocas as em pratica e exercitar a criatividade!


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Que ligal! Adorei as dicas e quanto mais criatividade nesse mundo, melhor! bjs, lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro a criatividade, eu me acho bem criativa rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, estou precisando ser mais criativa
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me considero uma pessoa criativa, mas sempre é bom exercitar a criatividade!
      Bjs

      Excluir
  4. ADOREI!
    Estava pensando exatamente sobre isso hoje!
    Preciso exercer a criatividade!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes deixamos o nosso cérebro meio parado sem exercitar toda a criatividade que tem nele...
      Bjs

      Excluir
  5. Obrigada pela parceria, eu gostei do seu blog e vou compartilhar com certeza.
    #Prof Rosi Feliciano #Emagrecer #Emagrecer com saúde

    ResponderExcluir
  6. Amei, amei, amei..nesse meio de trabalho em home office, a criatividade é primordial, só que tem dias que ela nos abandona.. e essas dicas são maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo... nem sempre estamos em um dia criativo, mas exercitar a criatividade é fundamental!
      Bjs

      Excluir
  7. Que post ótimo, adorei essas dicas!
    Eu me considero bem criativa, e gosto de observar tudo atentamente, ficar uns minutos em silêncio pensando, pois assim surgem sempre ideias ótimas.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Iasmim, eu vou para o trabalho de ônibus e aproveito esses 30 minutinhos para observar tudo... é um ótimo exercício.
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker