13

Saiba como Ler mais Rápido e Absorver Melhor o Conteúdo


Não é nenhum super poder é um técnica muito interessante e eficaz a Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) obtém muitas técnicas que procuram aumentar a velocidade da leitura, preservando o entendimento e as informações adquiridas.
Há muitas técnicas diferentes de leitura dinâmica. Alguns falam que a leitura tem três etapas: ver, pronunciar e compreender. E sugerem que retire uma das três. Para preservar o entendimento, a etapa que poderia ser retirada é a pronúncia, tanto vocal como mental. Método utilizado por alguns programas para aumentar a leitura. O treinamento seria os participantes acompanhar com os olhos os objetos em movimento na tela. Alguns métodos usados são leituras de grupos de palavras, ao invés de palavra por palavra. O cérebro atende de maneira adaptável aos incentivos que ganha. Se você por vários anos, só lê devagar, os incentivos vai sendo remetidos ao cérebro em baixa velocidade, e este atende de maneira lenta.
Na leitura dinâmica, os incentivos são remetidos mais rápido para o cérebro, aumentando a velocidade de pensar.
O uso de um cronômetro para marcar o tempo da leitura, determinando uma meta mínima para se realizar num limitado tempo, pode auxiliar a diminuir o tempo de leitura aos poucos. Para pessoas com problemas de leitura, é recomendado 20 linhas por minuto, realçando a importância da respiração e da postura. Para os mais práticos é recomendado 40 linhas por minuto, alcançando o dobro desse número para pessoas preparadas. 150 linhas por minuto é a velocidade do leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa.Skimming é uma técnica de leitura dinâmica que envolve a busca visual de frases numa página para achar pistas para o significado. Para alguns, isso é comum, mas é obtida pela prática. O kimming é mais popular em adultos do que crianças. 

Veja as 05 Dicas para Ler bem Rápido e Entender Melhor o Conteúdo!

1. Sem Barulho

Você tem que ler em um lugar sem barulho e não pode ser na frente da TV ou do computador. Isso tira a sua concentração.

2. Faça seu Tempo

Marque quanto tempo está levando para ler um número de palavras. Regularmente lemos 150 palavras por minuto, com 60% de proveito, mas com o processo dinâmico pode-se ampliar para 800 palavras por minuto.

3. Use os dedos

Usar o dedo para conduzir a linha da escrita, impede que você se perca e que perca tempo. Também não é recomendado ler movendo a boca.

4. Focar

Depois de um tempo seus olhos aprenderão a focar em um só ponto da palavra. Desse modo, você passa a ver o texto como um artigo de pensamento e não uma ordem de letras.Vai perceber as ideias centrais do texto.

5. Mudar o Tipo de Leitura

Inicie com leituras fáceis, como revistas. Devagar vai trocando o tipo de texto. Você deve memorizar alguns textos mais simples, em seguida passe para notícias e depois busque leituras mais densas, como os clássicos de literatura.Se você está estudando para concursos ou vestibular essa dica também vale, estude inglês, depois geografia, historia, varie bastante e vai perceber que seu rendimento vai melhorar. Quando tempo devo estudar cada disciplina? Varia de pessoa para pessoa o meu tempo é de uma hora para matemática e gramática e 35 minutos para historia, inglês outras. Ou seja é um revezamento estudo um pouco se entediar e não render saio, vou para outra disciplina estudo e volto para anterior.



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza.
    #RosiFeliciano #Emagrecer #Emagrecer com saúde

    ResponderExcluir
  2. Eu li sobre isso na época que fiz vestibular, pois queria ler muito. Ótimas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! silêncio é essencial! bjo

    ResponderExcluir
  4. Acho que o principal é focar né? As vezes começo a ler, me perco e depois nem mesmo sei o que estava lendo. E pra conseguir focar, vale todas as demais regras como não ter barulho, usar o dedo e ler no seu tempo.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acompanho a leitura com o dedo, me ajuda a me concentrar a onde eu estou e não me perder na leitura.
      Bjs

      Excluir
  5. Bem legal essas dicas...eu costumo também anotar as palavras chaves porque preciso visualizar para guardar na memória!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler mas não consigo parar a leitura para anotar as palavras não consigo parar de ler enquanto não chego ao fim do livro ou pelo menos do capitulo.
      Bjs

      Excluir
  6. Otumas dicas!! Vou tentar colocar em prática e ver se funciona comigo, eu leio muito e é bem menos do que quero!!! Obrigada pelas dicas, serão muito úteis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ler mas infelizmente nem sempre temos o tempo que gostaríamos para dedicar a leitura.
      Bjs

      Excluir
  7. Eu gosto de ler antes de dormir, assim minha concertação é maior
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker