5

Previna-se contra a gripe H1N1



Oi gente! A preocupação chegou cedo esse ano, aqui no Rio Grane o Sul já são 12 casos confirmados de morte pela doença, a imunização começa no próximo dia 25/04, mas a maioria os casos são e pessoas fora o grupo e risco, além as mortes por aqui tem mitos casos confirmados a doença, a escola em que meu irmão estuda foi fechada e por ter caso confirmado e alunos, por isso viemos hoje falar um pouquinho sobre a doença e sua prevenção. 
A gripe suína, também conhecida como gripe A, é causada pelo vírus H1N1, que é transmitido pelo ar ou através da saliva de uma pessoa doente para outra saudável. Os sintomas costumam ser semelhantes aos de uma gripe comum, só que mais intensos. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 400 casos graves no Brasil  (número três vezes maior que no ano passado) o que exige cuidado redobrado de todos. 
Grupo e risco:
Crianças com menos de 2 anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças pré-existentes (como diabéticos, obesos, pessoas com doenças respiratórias e pessoas em tratamento de câncer e aids) estão no considerados grupo de risco da doença, e tem preferência na vacinação. Embora a prevenção da gripe H1N1 seja feita através da vacina, há cuidados que podem ser tomados em casa e na rua para manter a saúde em dia, diminuindo a chance de contaminação. 
Prevenção:
O Ministério da Saúde recomenda que seja evitado locais com aglomeração de pessoas,para diminuir o risco de contrair a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.
Outras recomendações preventivas: 
Fazer frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%, devemos retirar (anéis, pulseiras, relógio), porque esses objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos; abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar-se na pia; enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete; evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; seque mãos e punhos com papel-toalha descartável; no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha para fechá-la; use lenço descartável para higiene nasal; cobra nariz e boca ao espirrar ou tossir; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienize (lavar) as mãos após tossir ou espirrar; evite aglomerações; não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos; evite tocar superfícies do tipo maçanetas, interruptores de luz, chave, caneta, torneira, entre outros.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Cuidados são importantes!Aqui fizemos todos já a vacina! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importantes, tem muitos casos confirmados por aqui...
      Bjs

      Excluir
  2. Oiii

    Te encontrei na Agenda dos Blogs,
    te seguindo.
    Convido a me visitar
    www.atelierarteunica.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker